MST leva alimentos saudáveis à 1ª Feira da Agricultura Familiar de Itaberaba

Com alimentos saudáveis, produzidos nos assentamentos de Reforma Agrária, o MST participa da 1º Feira Regional da Agricultura Familiar Territorial da Chapada Diamantina, que terá início no sábado (19) e segue até domingo (20) no Parque de Exposições de Itaberaba.


Diversidade, qualidade e preços acessíveis são características dos produtos que os Sem Terra comercializarão, que somados aos produtos de centenas de agricultores familiares, oferecerão a população itaberaense o “melhor” da cultura camponesa.


É importante destacar que as atividades acontecem no terceiro domingo do mês de agosto, que por Lei, é Dia do Abacaxi no município, onde se busca potencializar o comércio da produção agrícola familiar com a venda da fruta. Para os envolvidos na construção do espaço, é mais um motivo para realização de uma grande festa.


Paralelo a isso, haverá exposições de produtos, animais, máquinas, veículos e as atividades culturais acontecerão com a participação de grupos de Xula, roda de Samba, apresentações musicais ao som de voz e violão, entre outras atrações.


De acordo com a direção do MST, participar da Feira é muito importante, pois possibilitará o diálogo com a sociedade e garantirá a mobilização de seis áreas de acampamentos e assentamentos da região, levando alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos à cidade.Maria da Conceição, moradora do Assentamento Florestan Fernandes, diz que um dos desafios encontrados na produção de alimentos é o processo de comercialização e a iniciativa oferece a oportunidade das famílias venderem seus alimentos sem “atravessadores”.


Ao falar sobre o modo agroecológico de produção, Conceição diz que com a Feira “poderemos mostrar o quanto que o MST tem produzido e se preocupado em avançar na produção de alimentos orgânicos, levando em consideração o bem estar das pessoas e a preservação do solo livre de fertilizantes”.


Já Domingas Farias, da direção estadual do Movimento, acredita que o evento impulsionará o processo produtivo na região, levando desenvolvimento econômico às famílias assentadas e aos agricultores familiares.


A Feira é uma ação da Prefeitura de Itaberaba através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Industria e Comercio (SEAMA), em parceria com o Sindicato Rural de Itaberaba (SRI) e conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entidade vinculada a confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Fotos: Daniela Moura
Da Página do MST

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 19 anos é morto com golpes de faca em cavalgada

Empresário fica gravemente ferido em acidente na BA-052, em Ipirá

Três mulheres assassinadas em Feira de Santana; corpos foram encontrados no banheiro de um apartamento