Inciso de Decreto autoriza Guarda Municipal de Ruy Barbosa conduzir pessoas flagradas em prática de delitos para Delegacia

No Diário Oficial do Município de Ruy Barbosa, em DECRETO Nº 046/2017, 15 de agosto de 2017, o Prefeito Cláudio dispõe sobre a criação da Guarda Municipal Provisória.

O Decreto é formado por 9 Artigos que orientam os guardas a agirem de acordo com o que está sendo estabelecido. Entre eles proteger o patrimônio, bens, serviços e instalações públicas municipais e o meio ambiente, em conformidade com o art. 144, parágrafo 8.º e artigo 225 da Constituição Federal.

Um Inciso que trouxe sobressalto a nossa redação, foi o Inciso VII – do Artigo 3° que diz:  Conduzir a delegacia de polícia pessoas flagrada na prática de delitos; Ainda no decreto, a GM atuará em colaboração com órgãos estaduais e federais na manutenção da ordem e da segurança pública e atender a situações excepcionais.

O Art.3° traz consigo algumas polêmicas e contradições, no que diz respeito o nível de autoridade que a Guarda pode exercer em desfavor de qualquer cidadão civil do nosso município. Em nosso site já foi divulgado vários cursos e certificado feitos pelos GM. Porém, desde gestões passadas, o nível de autoridade que os GM pode exercer é questionada.

A Guarda Municipal Provisória, terá efetivo de até 20 (vinte) agentes. De acordo com o Artigo 7° a GM será desativada automaticamente após o concurso que será feito pela Prefeitura Municipal.

Enquanto isso a Guarda Municipal Provisória trabalhará com sua corporação uniformizada, devidamente aparelhada e com um veículo próprio e customizado, adquirido recentemente pela gestão.

Ruy Barbosa Notícias

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem desaparece após mergulhar no açude de Ruy Barbosa

Marceneiro morre afogado no açude de Ruy Barbosa

Grande quantidade de droga é apreendida com auxílio do cão Loke pela CIPE Chapada em Ruy Barbosa