O QUE FAZ O PSICÓLOGO? QUANDO DEVO PROCURÁ-LO?


Muita gente desconhece o que o Psicólogo de fato faz.A sua função pode variar de acordo com o campo e método de trabalho do profissional. Na Clínica, o Psicólogo busca ajudar o paciente a compreender as causas de seu sofrimento e encontrar formas de superá-lo. Ele atende qualquer pessoa que esteja insatisfeita com algum aspecto de sua vidae queira melhorá-lo, como por exemplo, casamento, trabalho, educação dos filhos, dificuldade de se relacionar, entre outros.
Ele é um profissional que dispõe de um conjunto de técnicas e de conhecimentos que possibilitam compreender o que o outro diz, compreender as expressões e gestos que o outro faz, integrando tudo isso em um quadro de análise que busca descobrir as razões dos seus atos, dos pensamentos, dos desejos, das emoções, das dificuldades, etc.Ele está habilitado para trabalhar com sessões de psicoterapia, orientação psicológica e psicodiagnóstico (testes), psicoeducação, avaliação cognitiva, entre outras atividades.
Faz o atendimento psicológico com a finalidade de tratar questões pessoais relacionadas a cada indivíduo, tais como: dificuldades emocionais, dificuldades comportamentais, dificuldades cognitivas, dificuldades de aprendizagem e no desenvolvimento, etc.
São exemplos de dificuldades emocionais: Crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, choro fácil, sensibilidades e irritabilidades, dificuldade em namorar, dificuldade em decidir qual carreira seguir, etc.
São exemplos de dificuldades comportamentais: Medos (de animais, avião, pessoas, situações diversas), medo de falar em público, explosões de raiva, timidez, fobias, compulsão por comida, agressividade, bebida ou drogas, etc.
São exemplos de dificuldades cognitivas: Pensamentos depressivos ou de morte, sensação de estar sendo perseguido, dificuldade de concentração ou atenção, perda de memória ou dificuldade para lembrar-se das coisas, problemas com a compreensão ou entendimento, dificuldades com o julgamento e raciocínio, habilidades prejudicadas, problemas na execução de várias tarefas, mudanças comportamentais e emocionais, confusão, etc.
São exemplos de dificuldades de aprendizagem e no desenvolvimento: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtornos de aprendizagem (dislexia, discalculia, disortografia - dificuldades em ler, calcular e escrever, respectivamente), etc.
O momento de procurar o psicólogo é aquele no qual se percebe que pode haver prejuízos em alguma área de sua vida devido a questões internas, emocionais, psicológicas ou comportamentais, questões ligadas ao desenvolvimento, à personalidade, a aprendizagem...

VANIZE SAMPAIO GUEDES CARNEIRO
PSICÓLOGA /CRP – 03/03623

Contatos:
Tel. (75) 33372254
Tel. (75) 988782128
*      Clinica  de Saúde e Estética Maziero - Utinga

Tel. (75) 32522844
Tel. (75) 998339788
*      Clinica  de Saúde e Estética Maziero – Ruy Barbosa
Tel. (75) 999016651 (vivo) /  (75)988442832 - (WhatsApp)
*      Vanize Sampaio Guedes Carneiro


Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem desaparece após mergulhar no açude de Ruy Barbosa

Marceneiro morre afogado no açude de Ruy Barbosa

Grande quantidade de droga é apreendida com auxílio do cão Loke pela CIPE Chapada em Ruy Barbosa