O que diferencia o psicólogo do psiquiatra? Psicóloga Vanize Sampaio explica

Pensando um pouco sobre as confusões que se dão a respeito das definições destas duas abordagens, psicologia x psiquiatria, tentar-se-á explicar de forma breve o que as diferencia, respondendo ao questionamento enunciado no título deste texto, que é provavelmente um dos mais comuns sobre estas áreas de atuação, além de ajudar a pensar sobre como decidir qual profissional se deve buscar. Segundo Bock, Furtado &Teixeira a psicologia e a psiquiatria são áreas do saber fundadas em campos de preocupações diferentes. A psicologia tem seu foco de estudo voltado para a busca de uma compreensão de como funciona a consciência humana, o homem e seus comportamentos, assim como os aspectos psicológicos de sua constituição, enquanto a área da psiquiatria tem trabalhado para construir e catalogar um saber sobre a loucura, sobre a doença mental.


Os conhecimentos obtidos pela psicologia permite enfatizar a existência de uma normalidade, assim como, compreender os processos e o funcionamento psicológico humano, não assumindo compromisso com o patológico, com a doença, já a psiquiatria desenvolveu uma sistematização do conhecimento, mais precisamente, dos aspectos e do funcionamento psicológicos que se desviam do normal.

Descritivamente, seria assim:

A psicologia é uma ciência que investiga o comportamento humano, os aspectos psicológicos, os aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais e sua inter-relação com a sociedade. Apresentando uma infinidade de áreas de atuação para o profissional psicólogo, tais como: psicologia clínica, organizacional, escolar, psicologia da saúde, hospitalar, jurídica, do esporte, etc. O psicólogo deve empregar seus conhecimentos e técnicas de intervenção na promoção de condições satisfatórias de vida, na promoção da saúde, diagnosticando e tratando as questões emocionais, cognitivas, comportamentais que afetam os indivíduos, o que não o impedirá, é claro, de intervir quando se defrontar com a doença e a necessidade de cura.

Já a psiquiatria é a área da medicina que se dedica ao estudo e ao tratamento das doenças mentais. O seu objetivo é prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar os distúrbios da mente, assim, o psiquiatra é um médico de formação que se especializou na identificação, diagnóstico e tratamento medicamentoso das doenças mentais. É um profissional fundamental para o tratamento de pessoas com doenças mentais severas, tais como: esquizofrenia, transtornos do humor, etc.

Espero ter podido esclarecer um pouco sobre este tema.
VANIZE SAMPAIO GUEDES CARNEIRO
PSICÓLOGA /CRP – 03/03623

Contatos:
Tel. (75) 33372254
Tel. (75) 988782128
Clinica  de Saúde e Estética Maziero – Utinga
Tel. (75) 32522844
Tel. (75) 998339788
Clinica  de Saúde e Estética Maziero – Ruy Barbosa
Tel. (75) 999016651 (vivo) /  (75)988442832 –
Vanize Sampaio Guedes Carneiro

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 19 anos é morto com golpes de faca em cavalgada

Empresário fica gravemente ferido em acidente na BA-052, em Ipirá

Três mulheres assassinadas em Feira de Santana; corpos foram encontrados no banheiro de um apartamento