Confira como os baianos votaram no processo contra Cunha

650x375_jose-carlos-araujo_1614303


O voto de desempate que garantiu a continuidade do processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), foi do presidente do Conselho de Ética José Carlos Araújo (PSD-BA). Mas ele não foi o único parlamentar baiano a participar da votação.


Dos 21 deputados que opinaram sobre a manutenção do processo de quebra de decoro parlamentar que tramita contra o peemedebista, cinco representam os eleitores da Bahia.


Três baianos fazem parte do grupo de 10 deputados que votaram a favor de Cunha, ou seja, contra o parecer do relator Marcos Rogério (PDT-RO), que defendeu a continuidade do processo. São eles: Cacá Leão (PP-BA), Erivelton Santana (PSC-BA) e João Carlos Bacelar (PR-BA).


Enquanto isso, dois baianos - José Carlos Araújo (PSD-BA) e Paulo Avi (DEM-BA) - seguiram o voto da maioria (11 parlamentares) contra o presidente da Casa, apoiando o parecer do relator.


Partido


Em um recorte por legenda é possível perceber que os deputados do mesmo partido seguiram a mesma linha de votação. O Partido da República (PR) foi o que mais apoiou Cunha no Conselho de Ética, com três votos contra o parecer do relator, seguido do Partido Progressista (PP) e da legenda de Cunha, o PMDB, que deu dois votos a favor do peemedebista.


As demais legendas que defendiam a suspensão do processo foram o Partido Social Cristão (PSC), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Solidariedade (SD).


Já o PT foi o partido em que mais representantes votaram contra o peemedebista, com três pareceres apoiando a continuidade do processo de quebra do decoro, seguido do PSDB (2 votos) e do PSB, PPS e PDT (um voto cada).


Quebra de decoro


Cunha é acusado de mentir em depoimento na CPI da Petrobras sobre a existência de contas dele no exterior, o que é considerado quebra de decoro parlamentar. A continuidade desse processo pode resultar na cassação do deputado.


Confira como foi o voto dos deputados no Conselho de Ética:


>> Deputados que votaram a favor de Cunha:

Cacá Leão (PP-BA)
Erivelton Santana (PSC-BA)
Mauro Lopes (PMDB-MG)
Ricardo Barros (PP-PR)
Sérgio Moraes (PTB-RS)
Washington Reis (PMDB-RJ)
Wladimir Costa (SD-PA)
João Carlos Bacelar (PR-BA)
Maurício Quintella (PR-AL)
Wellington (PR-PB)

>> Deputados que votaram contra Cunha:

Fausto Pinato (PRB-SP)
Paulo Avi (DEM-BA)
José Carlos Araújo (PSD-BA) - voto de desempate
Léo de Brito (PT-AC)
Valmir Prascidelli (PT-SP)
Zé Geraldo (PT-PA)
Betinho Gomes (PSDB-PE)
Júlio Delgado (PSB-MG)
Nelson Marchesan (PSDB-RS)
Sandro Alex (PPS-PR)
Marcos Rogério (PDT-RO) - relator do caso no conselho

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Polícia Civil de Ruy Barbosa identifica e apreende diversos produtos furtados na cidade

Familiares e amigos das idosas mortas em acidente realizarão protesto nesta sexta-feira em Ruy Barbosa