Incêndio é controlado na Chapada; alguns focos resistem

O incêndio na Chapada Diamantina está sob controle, informou nesta quinta-feira, 19, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Telles. Até o momento, foram controlados os principais focos entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, na BR-242, nas proximidades do Rio Mucugezinho, nas localidades de Campo São João, Morrão e Cercado, mas os brigadistas continuam no local como ação preventiva.


O controle não significa que todo o fogo foi apagado, mas que há controle da situação. "O grande problema é que a cada dia aparecem novos sinistros, que necessitam de combate", diz Telles.

O governo informa ainda que novos focos foram registrados em Pindobaçu e Jacobina. Uma equipe com 15 bombeiros foi deslocada para Pindobaçu, onde já estão atuando as brigadas de Jaborandi e do próprio município. Outra equipe vai monitorar a região de Jacobina para traçar as ações necessárias.


650x375_incendio-chapada_1584018


O combate recebeu o reforço de 34 militares da FAB, 140 pessoas entre bombeiros, Exército, brigadistas voluntários capacitados pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), técnicos do Inema, de prefeituras locais e brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Os municípios participam das operações com a disponibilização de sete carros-pipas para que o fogo seja controlado mais rápido.



Segundo a coordenadora de Fiscalização Preventiva do Inema e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim, serão realizadas novas ações em Barro Branco, Ouro Branco e Vale do Capão nesta quinta.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que ainda há três focos de incêndio, sendo dois deles localizados dentro da área do Parque Nacional. O que atinge a região do Rio Mucugezinho já está sob controle e a equipe de combate realiza agora o trabalho de rescaldo. O outro atinge a região do Vale do Capão e é o que mais desperta preocupação, já que fica em uma área de difícil acesso. O terceiro foco, fora do Parque, é no município de Mucugê.

Incêndios criminosos

Para  o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, os focos de incêndio debelados nas margens da BR-242, próximo à comunidade de São João e Pai Inácio, foram criminosos. O fogo foi controlado na noite da quarta-feira, 18.

"Essa ação prejudica toda a região, uma vez que há uma imensa perda de patrimônio biológico e ambiental local, com supressão de vegetação, animais, além de impactos sobre a água e emissão de CO² [gás carbônico] na atmosfera, interferindo no clima".

Investimentos estadual

No total, segundo a Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) são 11 aeronaves - sete aviões e quatro helicópteros, incluídos os enviados pelo Governo do Estado - estão a serviço do programa Bahia Sem Fogo.

Essas aeronaves estão lançando rajadas de água sobre a área atingida, e transporte dos bombeiros e brigadistas aos locais de difícil acesso, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos do combate.

O combate às chamas foi reforçado com a chegada de uma aeronave Hércules C-130, que tem capacidade para transportar 60 mil litros de água por cada viagem, e um helicóptero Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB), conseguidos pelo governador Rui Costa no domingo, 15. O Governo da Bahia já investiu cerca de R$ 7 milhões para combater esse tipo de ocorrência este ano.
Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Homem natural de Ruy Barbosa é preso acusado de tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Camaçari

Polícia Civil de Ruy Barbosa identifica e apreende diversos produtos furtados na cidade